Casa Perini é parada cultural do Pipa Parade 2026

Foto: Créditos: divulgação

A Vinícola Casa Perini confirma, pelo terceiro ano consecutivo, sua participação no Pipa Parade, maior exposição a céu aberto do Sul do Brasil, iniciativa que conecta arte contemporânea, vinho e turismo durante o período da vindima no Rio Grande do Sul.

A presença da Casa Perini no projeto reforça seu vínculo histórico com a cultura da uva e com ações que ampliam o entendimento do vinho como expressão artística, social e econômica. Em 2026, o Pipa Parade passa por 21 cidades gaúchas, consolidando-se como um movimento cultural de alcance estadual, com impacto direto no enoturismo e na valorização dos territórios vitivinícolas.

Em Farroupilha, a Casa Perini recebe a obra “O Movimento”, assinada pelo artista Bruno Borne, instalada na entrada da vinícola. A pintura sobre as grandes pipas propõe uma reflexão sobre os ciclos que regem o vinho e a própria vida. Segundo a curadoria do Pipa Parade, a obra traduz o movimento contínuo que acontece mesmo na aparente quietude da barrica ou do tanque de inox. Ali, natureza e técnica se entrelaçam em fluxo constante, fermentando, ganhando corpo e tempo. O redemoinho visual criado pelo artista convida o visitante a também “girar a taça”, repousar e perceber que o vinho é uma bebida viva, em permanente transformação, à espera do que está por vir.

Já em Garibaldi, o Boulevard Shopping, empreendimento revitalizado pela Casa Perini, integra novamente o circuito do Pipa Parade com a obra “O Estouro”, de Michel Au Hasard. A instalação ocupa o espaço urbano com uma narrativa lúdica e expressiva sobre o instante que antecede a celebração. Para a curadoria, o “estouro” simboliza o momento em que o silêncio se rompe e dá lugar à expectativa e à alegria. As pipas ilustradas, habitadas por uvas curiosas e inquietas, representam a antecipação da festa, o começo de algo novo. É o anúncio do porvir, quando a barrica parece não conter mais o que está prestes a se revelar.

“O Pipa Parade dialoga diretamente com o que acreditamos: afinal, eu já havia participado da edição 2025 como artista e também já temos na vinícola uma galeria com obras de variados autores. Nesta obra com 3 grandes tanques vinho se apresenta como elemento cultural, que vai além da taça e se conecta com o território, com as pessoas e com a criatividade. E participar novamente do Pipa reforça esse compromisso com a cultura da vindima e com iniciativas que aproximam o público do universo do vinho”, afirma Pablo Onzi Perini, artista e diretor de Marcas e P&D da Casa Perini.

A edição 2026 do projeto tem como conceito “A Uva Sentida”, propondo uma leitura sensorial da vindima por meio da arte. A curadoria é assinada por Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, com gestão e produção artística de Ana Fagundes, reunindo mais de 30 artistas gaúchos.

Para a Casa Perini, integrar o Pipa Parade é também reafirmar o papel da vitivinicultura como vetor de desenvolvimento cultural, turístico e econômico. Ao abrir seus espaços para a exposição durante a colheita, a vinícola amplia o acesso do público à cultura do vinho e fortalece a identidade da vindima gaúcha.

“O período da vindima é um dos momentos mais simbólicos para quem vive o vinho. Integrar arte a esse contexto amplia a experiência e ajuda a contar a história do território de forma sensível e contemporânea”, completa Pablo.

 

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

Inflação do verão segue acima do IPCA e pressiona gastos da estação, aponta pesquisa
McDonald’s evolui preparo dos sanduíches clássicos
Grandes bancos fazem acordo com Procuradoria da Fazenda e quitam R$ 3,3 bi em dívidas
BNDES libera R$ 280 mi para construção de fábrica de armazenagem de energia elétrica em SC
Comércio nacional tem alta de 16,1% em janeiro, aponta pesquisa
Tarifaço, importações e demanda interna derrubam nível de emprego, diz Abicalçados
Estado detalha edital inédito para regularização de dívidas de ICMS com uso de precatórios
Governo do Brasil cria mais de 200 novos laboratórios de informática no RS
Indústria mantém desempenho em ranking mundial de exportação e produção, aponta CNI