96% da energia consumida por rede de restaurantes são de fontes renováveis

Foto: Crédito: Divulgação

A Arcos Dorados, maior franqueadora McDonald ‘s do mundo, presente no Brasil e em 20 países da América Latina e Caribe, avança em sua Receita do Futuro, plataforma de estratégia ESG da companhia. A empresa alcançou a marca de 96% de uso de fontes renováveis no consumo de energia em seus restaurantes próprios, representando uma redução significativa dos impactos do escopo 2 que, a partir de agora, passa a representar apenas 0,01% das emissões totais da companhia no Brasil.

O avanço é resultado de uma frente desafiadora: as operações em centros comerciais, onde a companhia não realiza a gestão energética diretamente. Em 2024, foi conduzido um levantamento que identificou que 90% dos mais de 230 restaurantes McDonald ‘s em shoppings já operam com energia renovável do Mercado Livre. Para integrar esse resultado à sua matriz, a empresa adquiriu certificados I-REC, que hoje correspondem a 24,1% do consumo energético. 

Com foco na redução de impactos ambientais e na contribuição para uma economia de baixo carbono, mais de 600 restaurantes próprios já são abastecidos e operam no Mercado Livre de Energia e da Geração Distribuída, o que representa 84% das unidades operadas diretamente pela Arcos Dorados. “Acreditamos que a transição para um modelo mais sustentável passa por ações concretas e consistentes em toda a nossa operação. Alcançar o marco de 96% de uso de energia limpa em nossos restaurantes é um avanço importante na nossa agenda de mitigação de emissões, e seguiremos investindo em soluções inovadoras que impactem positivamente o meio ambiente. Como líderes do setor, temos consciência da nossa responsabilidade em gerar valor para a sociedade e impulsionar transformações positivas em toda a cadeia”, explica Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Até 2030, a meta é reduzir em 36% as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) e em 31% as emissões totais ao longo de toda a sua cadeia de valor, tendo como referência os níveis registrados em 2021. “O investimento contínuo em energia limpa reforça nossa jornada rumo a uma operação mais sustentável e alinhada às metas globais de enfrentamento à crise climática. Em 2022, fomos pioneiros no setor ao emitir nosso primeiro Sustainability-Linked Bond, atrelando metas ambientais a um instrumento financeiro e vinculando toda a remuneração variável às emissões. Esses avanços, integrados à plataforma Receita do Futuro, refletem uma estratégia coletiva para deixar um legado positivo”, afirma Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

Cerca de 350 catadoras e catadores celebram conclusão de curso de qualificação profissional
Certificação do PAS reforça qualificação do Polo Gastronômico do Sebrae RS
Porto Alegre e Serra Gaúcha registram alta na procura por pacotes de viagem em 2026
Mandioca, carne-seca e cerveja lideram altas do São João, aponta estudo
Número de setores industriais pessimistas sobe para 24, mostra CNI
Interesse por carros elétricos usados cresce 71% nos primeiros meses de 2026 no Brasil
Inscrição de pessoas físicas no CNPJ para emissão de documentos fiscais é prorrogada para 2027
RS tem alta de 11,7% na busca das empresas por crédito, aponta Serasa Experian
Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE