Sergio Peres assume a presidência da ALRS

Foto: Crédito: Lucas Kloss/Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 3, em sessão solene, o deputado Sergio Peres (Republicanos) foi eleito e empossado presidente do Legislativo gaúcho para a gestão do quarto e último ano da 56ª Legislatura. Autoridades e familiares participaram da cerimônia realizada no Plenário 20 de Setembro. Além de Sergio Peres, a Mesa Diretora será composta por Dr. Thiago Duarte (União) como 1º vice-presidente, Adolfo Brito (PP) como 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB) como 1º secretário, Pepe Vargas (PT) como 2º secretário, Delgada Nadine como 3ª secretária e Paparico Bacchi (PL) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Delegado Zucco (Republicanos), Luiz Marenco (PDT), Professor Cláudio Branchieri (Podemos) e Gaúcho da Geral (PSD). A sessão solene foi aberta pelo então presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT). Após a execução do Hino Nacional, ele foi à tribuna para seu pronunciamento de despedida.

O parlamentar lembrou dos eventos que marcaram os 190 anos do Legislativo gaúcho e das obras que tiveram continuidade em 2025 dentro do planejamento da gestão compartilhada. Segundo Pepe, a implantação dos novos elevadores, a reforma do Teatro Dante Barone e a restauração do Solar dos Câmara devem ser entregues ainda no primeiro semestre.

Ele também saudou a gestão compartilhada que, na 56ª Legislatura, teve as bancadas do MDB, PP, PT e Republicanos à frente da ALRS. “Somos uma Casa plural, com embates entre as diversas forças políticas, porém, com tolerância e civilidade frente às divergências, ao contrário do que infelizmente assistimos nos dias atuais em muitas Casas legislativas. Creio que isso se deve ao arranjo polítoco que delega às quatro maiores bancadas presidir nossa Casa em cada legislatura, incorporando na Mesa as demais bancadas através de rodízio. Essa gestão compartilhada nos exige identificar convergências e administrar divergências. É uma experiência singular, sem similar nas demais unidades da federação”, registrou.

Pepe ainda falou sobre as ações realizadas em 2025, especialmente do Pacto RS 2025 – O Crescimento Sustentável é Agora, tema de sua gestão. Ele elencou as atividades externas realizadas, como os debates realizados no interior do estado, e as internas, como a elaboração do Plano de Logística Sustentável da ALRS.

MEDA DIRETORA

Após o discurso de Pepe, o 3º secretário da Mesa Diretora, deputado Dr. Thiago Duarte (União), leu o termo de renúncia da atual Mesa Diretora e, na sequência, a composição da chapa única para a nova Mesa Diretora (RDI 1 2026), que foi eleita por unanimidade (48 votos favoráveis). Na sequência, Pepe empossou os novos integrantes da Mesa Diretora. O 1º secretário da Mesa eleita, deputado Vilmar Zanchin (MDB), leu, da tribuna, a ata de transmissão de cargo de presidente da Assembleia Legislativa do RS, assinada por Pepe e Sergio Peres.

A chapa foi eleita para comandar a ALRS até 31 de janeiro de 2027, concluindo o acordo pluripartidário que vem garantindo o revezamento das quatro maiores bancadas na presidência da ALRS ao longo da legislatura, uma a cada ano. Isso é possível graças à renúncia da Mesa ao fim do primeiro ano de cada biênio, já que, regimentalmente, a Mesa Diretora é eleita para dois anos.Em seu primeiro pronunciamento como presidente da ALRS, Sergio Peres registrou que chegar à Presidência da ALRS é o dia mais importante de sua carreira política. Natural do interior de Caraá, no Litoral Norte do RS, ele falou de sua trajetória pessoal e da mudança para a Região Metropolitana de Porto Alegre em 1987, onde começou sua carreira profissional em Gravataí. Após, abriu o próprio negócio em Cachoeirinha e começou a frequentar a Igreja Universal, onde se tornaria pastor em 1993.

Sergio Peres falou do tema escolhido para a sua gestão, o Municipalismo, defendendo a melhor distribuição do bolo tributário por parte da União. “A coisa mais injusta que tem hoje no pacto federativo é nós termos 497 municípios no estado e chegar aqui no HPS, na Santa Casa. É uma rodoviária de carros das prefeituras, de ambulâncias, de vans, de micro-ônibus, de ônibus trazendo as pessoas para fazer exames médicos”, disse, apontando o problema da saúde como uma das questões a serem discutidas ao longo do ano.

(*) com Agência de Notícias da AL

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

Inflação do verão segue acima do IPCA e pressiona gastos da estação, aponta pesquisa
McDonald’s evolui preparo dos sanduíches clássicos
Grandes bancos fazem acordo com Procuradoria da Fazenda e quitam R$ 3,3 bi em dívidas
BNDES libera R$ 280 mi para construção de fábrica de armazenagem de energia elétrica em SC
Comércio nacional tem alta de 16,1% em janeiro, aponta pesquisa
Tarifaço, importações e demanda interna derrubam nível de emprego, diz Abicalçados
Estado detalha edital inédito para regularização de dívidas de ICMS com uso de precatórios
Governo do Brasil cria mais de 200 novos laboratórios de informática no RS
Indústria mantém desempenho em ranking mundial de exportação e produção, aponta CNI