Leite aponta bases que posicionam RS como líder na transição energética

Foto: Crédito: Maurício Tonetto/Secom

O Rio Grande do Sul se organizou, resolveu seus gargalos fiscais e está preparado para ser um protagonista na transição energética nacional. Esta foi a mensagem central do governador Eduardo Leite durante sua participação no evento “Economia de baixo carbono e energias renováveis”, realizado nesta sexta-feira, 22, no Aya Hub, em São Paulo, o primeiro hub de economia verde do país.

O evento, uma parceria entre a Invest RS e a AYA Earth Partners – maior ecossistema de negócios de baixo carbono do Brasil –, reuniu cerca de 80 lideranças públicas e privadas com o objetivo de conectar investidores às oportunidades no setor. A palestra do governador destacou a trajetória de recuperação fiscal do Estado e seu planejamento estratégico, que coloca a transição energética como um pilar essencial para o desenvolvimento.

“O Rio Grande do Sul é reconhecido nacionalmente como exemplo pelas reformas estruturais implementadas nos últimos anos no Brasil para reequilíbrio fiscal, para retomar capacidade de investimentos e proporcionar um ambiente preparado para desenvolvimento de negócios da economia verde para o futuro”, declarou Leite.

As reformas permitiram que o Estado reduzisse o comprometimento da receita com despesas de folha de pagamento, saindo de 80% para 60%, abrindo espaço para uma série de políticas de incentivo, inclusive no setor de energia. O resultado foi uma retomada robusta da capacidade de investir, elevando a média de investimentos de 3% da sua receita corrente líquida, entre 2015 e 2020, para quase 11% no ano passado.

Esse novo cenário de solidez fiscal, somado a um ambiente de negócios modernizado com agilidade na abertura de empresas e concessão de benefícios, criou as condições ideais para atrair capital privado. Leite citou as privatizações e concessões já realizadas no setor elétrico, de gás e de saneamento, que devem alavancar R$ 72 bilhões em investimentos em infraestrutura.

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

Economistas elevam inflação para 5,11% para 2026, diz Focus
ONS aciona plano de gestão de excedentes pela primeira vez
Inflação pelo IPC-S subiu 0,64% na primeira leitura de junho, diz FGV
Mais empresas terão acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano a partir desta segunda
Pavimentação de estradas em 12 municípios está na Agenda Celic da semana
PIS/Pasep terá novo lote liberado dia 15 para nascidos em julho e agosto
Antes do Copom, semana termina com divulgação do IPCA
INSS termina hoje pagamento da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas
Cresol distribui mais de R$ 480 milhões aos cooperados