Governo lança campanha mercadológica para afirmar RS como destino de inverno

O governo do Estado lançou uma nova campanha mercadológica com foco no turismo de inverno. Intitulada “Viva o Inverno Gaúcho”, a iniciativa tem como objetivo manter o Rio Grande do Sul como destino nacional durante os meses mais frios, com ações previstas até setembro. A campanha também estimula o turismo interno, para que os gaúchos vivam intensamente as experiências, paisagens e sabores do Rio Grande do Sul. A proposta é, também, mostrar que o Estado está pronto para receber turistas além do período de férias escolares, ampliando a movimentação. A proposta faz parte da estratégia do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

No primeiro trimestre de 2025, o Estado registrou crescimento de 84% nas chegadas internacionais, resultado do esforço de reposicionamento do turismo após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho e reflexo também da Campanha Nacional de Turismo, lançada em setembro de 2024. A Secretaria de Turismo (Setur) entende que, para consolidar esse avanço, é necessário buscar novas fatias de mercado e manter o Rio Grande do Sul em evidência como destino durante todo o ano.

A campanha “Viva o Inverno Gaúcho” é um movimento de união entre o poder público e o trade turístico. A iniciativa estimula a criação de conteúdos regionais, convida empreendimentos e prefeituras a aderirem ao selo e disponibiliza materiais como jingle, vídeos e identidade visual para uso coletivo. O objetivo é promover o turismo interno e atrair visitantes dos principais mercados emissores do país, com foco em praças prioritárias como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal.

Para isso, estão previstas ações em mídia tradicional, veículos de comunicação, ambiente digital, redes sociais e em pontos estratégicos como aeroportos, salas de cinema e avenidas de grande circulação, ampliando a visibilidade do destino Rio Grande do Sul durante os meses mais frios. Um dos destaques é o selo “Viva o Inverno Gaúcho”, que pode ser utilizado por empreendimentos, municípios e entidades do setor. Embora lançado com a campanha, o selo foi pensado para seguir sendo utilizado de forma descentralizada, servindo como marca de identificação para experiências de inverno no Rio Grande do Sul.

ALTA TEMPORADA

A estratégia de prolongar a temporada até setembro permite desconstruir a associação direta do turismo de inverno apenas ao mês de julho e às férias escolares. Com isso, busca-se distribuir melhor o fluxo turístico, evitar picos de demanda e estimular visitas fora da alta temporada tradicional.

A campanha também reforça o papel do turismo como agente de reconstrução econômica e emocional do Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, o governo aposta no poder da colaboração para ampliar sua presença nos mercados estratégicos e mostrar ao país a retomada do Estado.

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

Economistas elevam inflação para 5,11% para 2026, diz Focus
ONS aciona plano de gestão de excedentes pela primeira vez
Inflação pelo IPC-S subiu 0,64% na primeira leitura de junho, diz FGV
Mais empresas terão acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano a partir desta segunda
Pavimentação de estradas em 12 municípios está na Agenda Celic da semana
PIS/Pasep terá novo lote liberado dia 15 para nascidos em julho e agosto
Antes do Copom, semana termina com divulgação do IPCA
INSS termina hoje pagamento da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas
Cresol distribui mais de R$ 480 milhões aos cooperados