Crescimento da telefonia móvel no 2º trimestre é o maior em cinco anos

O setor de telefonia móvel no Brasil registrou, no segundo trimestre de 2025, seu maior crescimento em cinco anos. De acordo com dados atualizados do Relatório de Monitoramento da Competição, da Anatel, vinculada ao Ministério das Comunicações, o país alcançou a marca de 266,1 milhões de acessos ativos, o que representa um aumento de 4,9 milhões em relação ao trimestre anterior.

O crescimento expressivo reflete o avanço da digitalização em todo o território nacional e a ampliação da cobertura das redes móveis. A telefonia celular segue como principal meio de conexão para milhões de brasileiros, sobretudo nas regiões mais remotas e nas periferias urbanas.

“O aumento no número de acessos é um indicativo claro de que estamos ampliando o acesso à comunicação, à informação e aos serviços digitais no Brasil. A telefonia móvel é hoje uma ferramenta essencial de inclusão, que conecta o cidadão com oportunidades, com a educação, com a saúde e com o Estado. E essa expansão mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Os resultados reforçam a importância das políticas públicas de conectividade em curso, como o Norte Conectado, que expande a fibra óptica na Amazônia, o Wi-Fi Brasil, que leva internet gratuita a áreas sem acesso, e os investimentos em 4G e 5G, que ampliam a presença do sinal de qualidade em todo o país. Os dados mostram também que a demanda por conectividade continua em alta, puxada por aplicativos de mensagem, redes sociais, streaming e serviços públicos digitais.

Recentemente, o Ministério das Comunicações publicou portaria que que estabelece as diretrizes para o novo leilão das subfaixas de radiofrequências de 700 MHz. A proposta tem o objetivo de transformar a realidade de milhares de brasileiros que vivem em regiões sem cobertura de internet móvel. A licitação das faixas de radiofrequência representa um novo modelo de inclusão digital, com foco nas pessoas e nas regiões historicamente negligenciadas, reforçando o compromisso do Ministério das Comunicações com a universalização do acesso à conectividade no Brasil.

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

Mais empresas terão acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano a partir desta segunda
Pavimentação de estradas em 12 municípios está na Agenda Celic da semana
PIS/Pasep terá novo lote liberado dia 15 para nascidos em julho e agosto
Antes do Copom, semana termina com divulgação do IPCA
INSS termina hoje pagamento da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas
Cresol distribui mais de R$ 480 milhões aos cooperados
Nutrire leva lançamentos e portfólio completo à Feipet 2026
Havan inaugura loja em Garibaldi neste sábado
Sul registra mais de 1,5 milhão de empresas inadimplentes em abril, revela Serasa Experian