O quarto e último ciclo de 2025 do programa Startup Lab, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), está com inscrições abertas para empresas-âncora até sexta-feira, 15. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail startup-lab@sict.rs.gov.br.
As empresas participantes terão os seus desafios mapeados pelos Gestores de Inovação e Tecnologia (GITs), que contatarão as startups dispostas a apresentar soluções a partir de rodadas de negócios. Cada desafio poderá gerar mais de uma solução. Para modelar e promover os desafios, o programa utiliza uma metodologia própria, em cinco etapas de trabalho que envolvem formação, qualificação e condução das rodadas de negócios entre empresas e startups.
O Startup Lab é um programa de Estado que apresenta um plano de retomada econômica colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups do Rio Grande do Sul. A partir dessa aproximação e da geração de novos negócios, é possível fomentar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.
METODOLOGIA
Para modelar e promover os seus desafios, as startups utilizaram uma metodologia própria, em cinco etapas de trabalho que envolveram a formação, qualificação e condução das rodadas de negócios entre empresas e startups. O programa é focado na geração de negócios dentro das sete regiões do Estado que foram proponentes do edital. “A metodologia estruturada e os indicadores de resultados bem definidos nos trazem a possibilidade de enriquecer cada vez mais a proposta, agregando novos parceiros e novas oportunidades de promoção da inovação, tanto nas empresas, quanto para as nossas startups”, complementa Emily.

