Microempa renova convênio com o Governo do Estado para gerir o programa Exporta-RS

Foto: Crédito: Agência Gov | Via MPor

A continuidade de um trabalho desenvolvido em parceria entre a Microempa e o Governo do Estado, com foco na ampliação das oportunidades de internacionalização para os micro, pequenos e médios empreendedores gaúchos, foi oficializada na manhã desta terça-feira, 23. A Microempa sediou a reunião-almoço onde foi renovado o convênio para gerir o programa Exporta-RS, que desde 2020 viabilizou 98 estudos de mercado internacional, em 29 municípios gaúchos, por meio da parceria.

Criado em 2016, o programa oferece atendimento personalizado aos empresários que desejam identificar possibilidades de exportação e/ou importação. A Microempa oferece o programa sem custo para os empreendedores do Estado, sejam associados ou não. Pelo Exporta-RS, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-RS), podem ser elaborados estudos sobre mercados e identificação de potenciais clientes, bem como dadas orientações sobre comércio exterior e sobre cursos de qualificação envolvendo o ramo.

Para o presidente da Microempa, Tiago de Azevedo, o programa aproxima os empreendedores das oportunidades do mercado internacional, reduz inseguranças e oferece informações estratégicas para a tomada de decisão. “Totalmente gratuito, o Exporta-RS auxilia os empreendedores a identificar mercados potenciais. Muitas vezes, o primeiro passo para exportar não é vender para outro país, mas entender qual mercado tem maior potencial para o seu produto, quais são as exigências de acesso e como construir uma estratégia segura de expansão. É exatamente essa jornada que o Exporta-RS ajuda a viabilizar”, contextualiza.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt, destacou em sua fala que o projeto é aberto ao público e direcionado a empresas de qualquer segmento que tenham interesse em exportar. “Caxias do Sul é uma cidade estratégica, sendo a segunda em geração de estudos de mercado, ficando atrás somente da Capital. O Exporta-RS também é uma porta de entrada para que os empresários conheçam os demais programas da Sedec-RS”, citou.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2025 Caxias do Sul exportou mais de US$ 841,3 milhões e importou US$ 491,7 milhões, resultando num superávit na balança comercial superior a US$ 349 milhões. Em 2026, de janeiro a maio, os negócios internacionais caxienses ultrapassaram os US$ 275 milhões.

Fique por dentro!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe:

Deixe sua opnião:

Últimas Notícias

MenuPOA debate Reforma Tributária
Expectativa de exportações da indústria caem após nova taxação proposta pelos EUA, aponta CNI
Microempa renova convênio com o Governo do Estado para gerir o programa Exporta-RS
Turismo corporativo cresce 10%, supera R$ 6 bi de faturamento
Com foco no El Niño, IBGE apresenta ferramenta para prevenir desastres
“Quem imagina o futuro?” será o tema do CONGREGARH 2026
Governo lança na quarta o Agenda Brasil Mais Competitivo
Intercoffee lança Cappuccinos Avelã, Doce de Leite e Chocolate Cremoso com chocolate belga
Midea lança cafeteira automática com moedor integrado para quem busca uma experiência de cafeteria em casa